Até o final deste ano, o Ceará deverá ter dois poços de petróleo perfurados em lâmina d'água acima de 1.300m, em áreas próximas à cidade de Paracuru, litoral oeste do estado. As perfurações na bacia do Ceará estavam previstas inicialmente para começar no mês de agosto. No entanto, a Petrobras, responsável pela concessão, ainda não ratificou uma data para a chegada das sondas que deverão fazer a exploração.
O investimento total para perfuração dos poços deve ser superior a R$ 100 milhões. "O cronograma de perfuração de poços é bastante dinâmico. No cronograma atual, está previsto o início das atividades de perfuração na Bacia do Ceará a partir do segundo semestre deste ano", destacou a estatal em nota enviada ao O POVO.
Embora ainda sem data exata, as perfurações deverão de fato acontecer este semestre, segundo o senador e membro da Comissão de Infraestrutura do Senado, Inácio Arruda(PCdoB Ceara). "A Petrobras tem por obrigação perfurar esses poços porque se não fizer, vai ter que devolver para a ANP (a concessão) as áreas que ela tem que explorar". Segundo Arruda, a estatal está em seu limite de tempo e precisa fazer a exploração. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regula as concessões.
O ano de 2013 é o prazo máximo que a estatal terá para a perfuração de um total de cinco poços no Ceará e não deve haver renovação do período. As concessões BM-CE-1 e BM-CE-2 da bacia cearense foram recebidas em 2001 por um prazo de oito anos e depois prorrogadas "pelo prazo estritamente necessário à perfuração do(os) poço(s) compromisso desse período", segundo decisão da Agência no dia 15 de junho deste ano.
O bloco BM-CE-1 tem permissão para exploração até 30 de abril de 2013 e o BM-CE-2 até 31 de agosto de 2012.
Licitação de blocos
Inicialmente programada para acontecer este ano, a 11ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias do setor de gás natural e petróleo pode ficar para 2012. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá dar a decisão até o final desta semana autorizando a ANP a realizar o certame.
Segundo o senador Inácio Arruda, a expectativa é de que tenhamos entre 18 e 20 blocos em mar e terra.
Em nota, a ANP explicou que as áreas a serem licitadas só estarão definidas com a publicação da resolução do CNPE. As áreas sugeridas para a Bacia do Ceará foram 11 blocos no mar, no total de 7.388 km².
Em nota, a ANP explicou que as áreas a serem licitadas só estarão definidas com a publicação da resolução do CNPE. As áreas sugeridas para a Bacia do Ceará foram 11 blocos no mar, no total de 7.388 km².
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
O cronograma da Petrobras está bastante apertado. Até 2013, deverão ser cinco poços perfurados na bacia cearense sob pena de perda das áreas de concessão da ANP. Os blocos estão com a Petrobras desde 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário