Num espaço novo e aprovado pela maioria dos participantes, teve início ontem, no Rio de Janeiro, o 12º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (12º CISBGf) & Expogef 2011.
Com 45 minutos de atraso, a solenidade de abertura praticamente lotou o auditório do Centro de Convenções SulAmérica no final da tarde desta segunda-feira (15/8). A mesa contou com a participação do presidente da SBGf, Eduardo Lopes de Faria, do diretor-presidente da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, Manoel Barretto, do gerente-executivo de Exploração da Petrobras, Mario Carminatti, e da presidente do 12º CISBGf, Ana Cristina Chaves.
Ele apresentou um quadro comparativo da matriz energética brasileira e previu a necessidade de ampliar a oferta de petróleo em 40 milhões de barris por dia até 2020. Fundamentais para atingir essa meta, geólogos e geofísicos têm, segundo Carminatti, três pontos de atuação principais: 1) aumentar o fator de recuperação dos sistemas de produção; 2) otimizar os processos de produção; 3) promover novas descobertas, sejam por caminhos tradicionais ou não convencionais.
"Esse crescimento deve ser baseado no binônimo conhecimento/tecnologia e pode contar com a colaboração dos métodos sísmicos e não-sísmicos", acrescentou.
Segundo Carminatti, as demandas de E&P são muito desafiadoras. A concorrência é grande e os custos são muito elevados. Os riscos precisam ser minimizados e o grande desafio é centrar na compreensão das rochas.
"Trata-se de um enorme quebra-cabeças que a Geofísica e a Geologia, com seus conhecimentos e tecnologias, terão certamente a missão de desempenhar para termos um mundo melhor e um Brasil mais sustentável".
Balanço
Prêmios
A solenidade prosseguiu com a tradicional entrega de prêmios aos homenageados pela contribuição à Geofísica.O prêmio Décio Oddone foi entregue a Jorge Marques de Toledo Camargo (Statoil), por sua contribuição à Geofísica do Petróleo. O prêmio Nero Passos foi concedido ao professor José Gouvêa Luiz (UFPA) por sua contribuição à Pesquisa e Eduação em Geofísica. O prêmio Irnack do Amaral foi entregue a Antonino Juarez Borges (CPRM) pela brilhante carreira em Geofísica para Mineração. E o prêmio Alcides Barbosa foi para Marco Aurélio Latgé (Petrobras).
Inauguração
O corte da fita inaugural da Expogef 2011 aconteceu às 18h50 e foi seguido pelo animado coquetel 'icebreaker' no área de exposição do Centro de Convenções SulAmérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário