terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estudantes de Geofísica ganham bolsa do Ciência sem Fronteiras


Três alunosdo terceiro ano do Curso de Graduação em Geofísica da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram contemplados com a bolsa de graduação sanduíche para os Estados Unidos através do recém-lançado programa do Governo Federal, Ciência sem Fronteira.
A aluna Isadora Augusta Santana de Macedo estudará na University of California, em Riverside, estado da California. Já Letícia Gonçalves Pureza frequentará a Wyoming University, em Laramie, estado de Wyoming. Por sua vez, Thiago Figueiró Ribeiro terá como destino a Lawrence University, em Appleton, estado de Wisconsin.
Estes são os primeiros estudantes de geofísica contemplados pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que estima fornecer 100 mil bolsas de estudos até 2014 para alunos brasileiros de graduação e pós-graduação em renomadas instituições internacionais. Desse total, 75 mil serão financiadas pelo governo e as 25 mil restantes, por empresas brasileiras.
Além da Petrobrás, quye financiará cinco mil bolsas, Eletrobrás, Vale, British Petroleum, AmBev, Portugal Telecom/Oi e Tim, foram procuradas a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que prometeu financiar 6,5 mil bolsas; a Confederação Nacional da Indústria (CNI), bancará 6 mil bolsas; e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), que custeará outras 5 mil.
A participação nos editais contempla duas formas de inscrição: adesão das instituições de ensino superior (IES), que tem inscrições abertas até 31 de janeiro; e candidaturas individuais, que receberá propostas até 15 de janeiro. As atividades no exterior devem iniciar entre agosto e setembro do próximo ano. As bolsas serão concedidas pelo CNPq e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A permanência do aluno brasileiro no exterior será de um ano, sendo nove ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade estrangeira.
Quem pode Participar
O candidato para bolsas de graduação deve cumprir com os seguintes requisitos:
  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;
  • Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos;
  • Possuir bom desempenho acadêmico;
  • Ter concluído 40% do currículo previsto para o curso de graduação.
Editais
Promovidos pela Capes/CNPq nesta etapa estão abertos editais para cinco países.
Para saber mais ou se inscrever, visite o site do Programa Ciência sem Fronteiras.
Geofísica Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário