A Petrobras pretende concluir a segunda perfuração na região de Franco, na Bacia de Santos, até o fim deste ano, informou a subgerente de superfície dos projetos do pré-sal da Petrobras, Anelise Quintão Lara, que participou de palestra organizada pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), no Rio de Janeiro.
Com um volume estimado de óleo recuperável estimado em 3,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), Franco está incluído na área da cessão onerosa feita pelo governo federal à estatal no processo de capitalização da companhia.
Segundo Anelise, mais duas perfurações estão previstas para a região da cessão onerosa no próximo ano, nas áreas de Florim e Lula Nordeste. A subgerente destacou que as perfurações estão ocorrendo dentro do cronograma e explicou que cinco meses para a realização do poço não é considerado um tempo muito grande, devido à complexidade da região. Segundo ela, em 2013 a estatal prevê fazer um teste de longa duração (TLD) no primeiro poço de Franco, que foi perfurado em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Anelise afirmou que a está prevista a perfuração de um poço para cada uma das seis áreas da cessão onerosa. Além disso, há ainda a área de Peroba, que a Petrobras irá explorar caso não consiga encontrar o volume de 5 bilhões de boe na região, conforme acertado com o governo. A companhia tem até 2014 para estudar as áreas e levantar os volumes de cada região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário