segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Petrobras participa da Vitória Oil & Gas 2011


Com o maior estande da feira, a Petrobras participa da terceira edição da Vitória Oil & Gas 2011, de 24 a 26 de outubro, na Praça do Papa, Enseada do Suá, em Vitória (ES). A Companhia vai expor os projetos e as perspectivas da Petrobras no Espírito Santo.
Até 2015, a Petrobras planeja alcançar o volume de 500 mil barris de óleo por dia no Espírito Santo. Em setembro, a Petrobras produziu no Estado 286.993 barris de óleo e 9,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, consolidando o Espírito Santo como o segundo maior produtor de petróleo e gás no Brasil.
No estande da Petrobras, fornecedores e empresários poderão conhecer o programa Progredir, que viabiliza, de forma ágil e padronizada, a oferta de crédito em volume e condições competitivas para toda a cadeia de fornecedores da Petrobras. Em média, a redução do custo de captação dos fornecedores com o programa é de 20%, podendo chegar a 40% em alguns casos. Em nível nacional, o Programa registra 127 operações de financiamento, com volume superior a R$ 630 milhões.
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que qualifica recursos humanos para o setor de petróleo e gás, também será apresentado na feira. Os empresários e fornecedores poderão conhecer o Portal de Oportunidades da cadeia de petróleo e gás, mantido pelo programa. Poderão ainda se informar sobre como contratar profissionais capacitados pelo Prominp.

Programação com palestrantes da Petrobras:

Dia 25/10

14h45min. Demanda de bens e serviços offshore no Espírito Santo e no país. Palestra do gerente de Contratações de Bens e Serviços da área de Exploração e Produção no ES, Cristiano Levone de Oliveira.
16h45min. Espírito Santo: segundo produtor de petróleo e gás no Brasil. Palestra do Gerente Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo, Luiz Robério Silva Ramos.
17h30min. Novos desafios do Promimp. Palestra do Coordenador Executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida.

Dia 26/10

14h. Desafios tecnológicos da indústria do petróleo. Palestra do Gerente Executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga.
15h30. Perspectivas exploratórias no Brasil. Palestra do Gerente Geral de Interpretação e Avaliação das Bacias da Costa Sudeste da Petrobras, Jonilton Pessoa.
16h15. Espírito Santo como pólo fornecedor de bens e serviços. Palestra do secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Márcio Félix Carvalho Bezerra.

A Petrobras no Espírito Santo

No Espírito Santo, a produção no mar se estende por praticamente todo o litoral. Atualmente, há sete plataformas de produção em atividade nas concessões de produção em que a Petrobras é operadora.
A produção em terra ocorre nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré e Linhares, onde se localizam estações que recebem e tratam o óleo produzido nos campos terrestres. Das estações, o óleo é enviado por dutos para o Terminal Norte Capixaba, localizado em São Mateus, onde é transferido em navios e enviado para refinarias.
Já o gás natural retirado do subsolo, é enviado por gasodutos para Unidades de Tratamento de Gás, para enquadramento nas especificações determinadas pela ANP e posterior entrega ao mercado consumidor. No Espírito Santo, a Petrobras opera a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares, e a Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, na localidade de Ubu, em Anchieta.

Projetos da Petrobras no Espírito Santo

FPSO Cidade de Anchieta - Trata-se de um navio-plataforma, que terá capacidade para processar 100 mil barris de óleo por dia e comprimir 3,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Entrará em produção a partir de 2012, no piloto de produção do Pré-Sal do campo de Baleia Azul, no litoral sul do Estado.
FPSO P-58 - Navio-plataforma com capacidade para processar 180 mil barris de óleo por dia e para comprimir diariamente até seis milhões de metros cúbicos de gás. Início de operação previsto para 2014. Realizará a produção do óleo do pós-sal dos campos de Baleia Anã, Baleia Franca e Cachalote, e do pré-sal dos campos de Jubarte, Baleia Franca e Baleia Azul. A plataforma será instalada em profundidade de água de 1.400 metros.
Gasoduto Sul Norte Capixaba - Gasoduto marítimo que possibilitará o processamento do gás associado produzido no Pré-Sal do Parque das Baleias. O gás será processado na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC).
Agência Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário