Com o maior estande da feira, a Petrobras participa da terceira edição da Vitória Oil & Gas 2011, de 24 a 26 de outubro, na Praça do Papa, Enseada do Suá, em Vitória (ES). A Companhia vai expor os projetos e as perspectivas da Petrobras no Espírito Santo.Até 2015, a Petrobras planeja alcançar o volume de 500 mil barris de óleo por dia no Espírito Santo. Em setembro, a Petrobras produziu no Estado 286.993 barris de óleo e 9,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, consolidando o Espírito Santo como o segundo maior produtor de petróleo e gás no Brasil.
No estande da Petrobras, fornecedores e empresários poderão conhecer o programa Progredir, que viabiliza, de forma ágil e padronizada, a oferta de crédito em volume e condições competitivas para toda a cadeia de fornecedores da Petrobras. Em média, a redução do custo de captação dos fornecedores com o programa é de 20%, podendo chegar a 40% em alguns casos. Em nível nacional, o Programa registra 127 operações de financiamento, com volume superior a R$ 630 milhões.
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que qualifica recursos humanos para o setor de petróleo e gás, também será apresentado na feira. Os empresários e fornecedores poderão conhecer o Portal de Oportunidades da cadeia de petróleo e gás, mantido pelo programa. Poderão ainda se informar sobre como contratar profissionais capacitados pelo Prominp.
Programação com palestrantes da Petrobras:
Dia 25/10
14h45min. Demanda de bens e serviços offshore no Espírito Santo e no país. Palestra do gerente de Contratações de Bens e Serviços da área de Exploração e Produção no ES, Cristiano Levone de Oliveira.
16h45min. Espírito Santo: segundo produtor de petróleo e gás no Brasil. Palestra do Gerente Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo, Luiz Robério Silva Ramos.
17h30min. Novos desafios do Promimp. Palestra do Coordenador Executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida.
17h30min. Novos desafios do Promimp. Palestra do Coordenador Executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida.
Dia 26/10
14h. Desafios tecnológicos da indústria do petróleo. Palestra do Gerente Executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga.
15h30. Perspectivas exploratórias no Brasil. Palestra do Gerente Geral de Interpretação e Avaliação das Bacias da Costa Sudeste da Petrobras, Jonilton Pessoa.
16h15. Espírito Santo como pólo fornecedor de bens e serviços. Palestra do secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Márcio Félix Carvalho Bezerra.
15h30. Perspectivas exploratórias no Brasil. Palestra do Gerente Geral de Interpretação e Avaliação das Bacias da Costa Sudeste da Petrobras, Jonilton Pessoa.
16h15. Espírito Santo como pólo fornecedor de bens e serviços. Palestra do secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Márcio Félix Carvalho Bezerra.
A Petrobras no Espírito Santo
No Espírito Santo, a produção no mar se estende por praticamente todo o litoral. Atualmente, há sete plataformas de produção em atividade nas concessões de produção em que a Petrobras é operadora.
A produção em terra ocorre nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré e Linhares, onde se localizam estações que recebem e tratam o óleo produzido nos campos terrestres. Das estações, o óleo é enviado por dutos para o Terminal Norte Capixaba, localizado em São Mateus, onde é transferido em navios e enviado para refinarias.
Já o gás natural retirado do subsolo, é enviado por gasodutos para Unidades de Tratamento de Gás, para enquadramento nas especificações determinadas pela ANP e posterior entrega ao mercado consumidor. No Espírito Santo, a Petrobras opera a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares, e a Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, na localidade de Ubu, em Anchieta.
Projetos da Petrobras no Espírito Santo
FPSO Cidade de Anchieta - Trata-se de um navio-plataforma, que terá capacidade para processar 100 mil barris de óleo por dia e comprimir 3,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Entrará em produção a partir de 2012, no piloto de produção do Pré-Sal do campo de Baleia Azul, no litoral sul do Estado.
FPSO P-58 - Navio-plataforma com capacidade para processar 180 mil barris de óleo por dia e para comprimir diariamente até seis milhões de metros cúbicos de gás. Início de operação previsto para 2014. Realizará a produção do óleo do pós-sal dos campos de Baleia Anã, Baleia Franca e Cachalote, e do pré-sal dos campos de Jubarte, Baleia Franca e Baleia Azul. A plataforma será instalada em profundidade de água de 1.400 metros.
Gasoduto Sul Norte Capixaba - Gasoduto marítimo que possibilitará o processamento do gás associado produzido no Pré-Sal do Parque das Baleias. O gás será processado na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário