quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Petrobras amplia área de exploração no Amazonas


A Petrobras comemorou ontem os 25 anos do início da atividade da estatal na Província Petrolífera de Urucu, indicando que a empresa deverá expandir suas atividades para outras áreas do Estado do Amazonas.

A base da Província de Urucu, em Coari, onde são processados o gás e óleo
A empresa extrai 11 milhões de metros cúbicos de gás natural e 54 mil barris de óleo e condensado diariamente. A Petrobras iniciou suas atividades na Província de Urucu em outubro de 1986, quando os primeiros poços comercialmente viáveis foram localizados.
O governo brasileiro buscava petróleo na região amazônica desde 1910. Em 1988, a exploração de gás e petróleo começou, sendo inicialmente escoada por meio de barcaças. Hoje, o Amazonas já é o terceiro maior produtor de gás natural do Brasil, atrás do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O gerente-geral da unidade de Exploração e Produção no Amazonas, Luis Ferradanz, disse que a Petrobras tem concentrado esforços para ampliar sua atuação na região Amazônica.
"As medidas consistem no aumento da exploração das reservas já conhecidas em Urucu e na abertura de novas fronteiras. Estamos avaliando poços na bacia do Juruá e já conseguimos o licenciamento ambiental para a construção de um gasotudo dessa área até Urucu. A ideia é de que o gasoduto fique pronto até 2013", disse Ferradanz.
A outra área destacada pelo gerente-geral foi a bacia sedimentar do Amazonas. Ferradanz afirmou que pelo menos 2 mil homens estão trabalhando desde julho deste ano fazendo o trabalho de avaliação sísmica em municípios da região.
A Crítica - Manaus -  - (Leandro Prazeres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário