quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ANP recebe empresas para discutir minuta de pré-edital


A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) realizou nesta terça-feira (18/10) uma audiência pública (nº 28/2011) para ouvir de empresas prestadoras de serviços, especializadas em Banco de Dados ligados às atividades da indústria do petróleo, sugestões sobre uma Minuta de Pré Edital para a Contratação de uma Solução Tecnológica (conjunto de hardware, software e serviços associados) para operação e gerenciamento de grandes volumes de dados técnicos armazenados no Banco de Dados de Exploração e Produção - BDEP da ANP. Segundo a agência, o encontro serviu para verificar a plausibilidade dos requisitos e prazos exigidos para implantação da solução, visando tornar o processo mais compatível com a realidade do mercado.
Participaram da mesa, Sergio Henrique Almeida, da Superintendência de Dados Técnicos (SDT/ ANP); Gustavo Tinoco, da Superintendência de Dados Técnicos (SDT/ ANP); Lucia Vaz, do Núcleo de Informática (NIN/ ANP); Henrique Pasquinelli Castello de Almeida Oliveira, procurador federal da Advocacia Geral da União (PRG/ANP); e Eduardo Pessanha, da Superintendência de Gestão Financeira e Administrativa (SFA/ANP).
De acordo com a ANP, o Pré Edital é um documento fundamental para o sucesso do processo de licitação, pois contempla todos os requisitos que a agência almeja para o futuro das operações do BDEP, tais como: especificações do serviço, funcionalidades do sistema, prazos, formas de pagamentos, entre outros aspectos como forma de entrega e avaliação das propostas.
O Pré-Edital disponível no site do BDEP aqui.
As empresas que pretendem disputar a licitação puderam enviar sugestões durante uma consulta pública que precedeu à audiência. Várias empresas estiveram presentes na audiência, mas apenas representantes da Kadme, Halliburton e Schlumberger, que se manifestaram previamente na consulta pública, puderam fazer uso da palavra para apresentar dúvidas e observações.
Muitas sugestões foram apreciadas e respondidas na hora, mas mesmo assim todas as questões deverão ser respondidas formalmente pela ANP em até 15 dias e estarão disponíveis para consulta online no site da ANP no espaço da SDT.
Dentre as considerações levantadas, foram respondidas dúvidas sobre propriedade intelectual das customizações e o acordo de nível de serviços.
As empresas que ainda quiserem participar poderão mandar questionamentos e comentários até o dia 2 de novembro.

Histórico

Desde a criação do BDEP, em maio de 2000, a Solução para o gerenciamento de grandes volumes de informações e dados técnicos é mantida pelo Sistema Petrobank, atualmente de propriedade da Halliburton Serviços Ltda, e que foi contratada por inexigibilidade, pois, o sistema em questão era o único que possuía ferramentas adequadas a atender tecnicamente as exigências impostas por regulamentações da ANP para a forma de disponibilização dos dados.
A Solução vigente, ainda, possibilitava o desenvolvimento de aplicativos voltados para as necessidades do Banco. A Audiência Pública proposta, para discussão de Minuta de Pré Edital para Licitação de uma Solução tecnológica para o BDEP, segue o propósito de verificar no mercado de petróleo e gás natural a existência ou não, de outras soluções que possam atender plenamente as exigências do BDEP em termos de gerenciamento de informações e dados técnicos.
Atualmente, o BDEP armazena dados de sísmica 2D e 3D pré-empilhamento e pós-empilhamento, sísmica de reflexão multicomponente 4C, de métodos potenciais (gravimetria e magnetometria), de poços (estratigráficos, exploratórios e produção), magnéticos e eletromagnéticos, e de perfis compostos, além de dados culturais (nomes, coordenadas, batimetria, altimetria etc.), e demais informações e documentos relacionados às bacias sedimentares brasileiras. A origem de todos esses dados é diversa, sendo fontes as Empresas de Aquisição de Dados (dados não-exclusivos ou multiclientes), as Empresas Operadoras (dados proprietários ou exclusivos), e os contratos ou convênios realizados pela própria Agência, como medida de fomentar as pesquisas em exploração nas nossas bacias sedimentares.
A contínua evolução das tecnologias desenvolvidas pela indústria do petróleo vem propiciando uma rápida diversificação nos tipos de dados, o que faz crescer o número de informação armazenada pelo método de simples arquivamento. Outro aspecto importante, e de certa forma conectado à diversificação do tipo de dado, é a crescente complexidade nas demandas exigidas pelos usuários do BDEP. É nesse cenário que a ANP buscou, através da Audiência Pública e conseqüente Licitação, encontrar uma solução que se ajuste a seu foco de melhoria da visão gerencial das informações, através de uma maior integração e correlação entre os diversos dados e que, desta forma, melhor atenda às suas necessidades e às de seus usuários. Os resultados da Audiência Pública, precedida de Consulta Pública por 30 dias, serão consubstanciados na finalização de um Edital para licitação de Solução Tecnológica para o gerenciamento de dados técnicos do BDEP.
ANP - Comunicação SDT - - Fernanda Gomes da Costa de Figueiredo

Um comentário:

  1. O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e além de suas necessidades para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram amigáveis, profissionais e absolutos, para trabalhar. Email..lfdsloans@lemeridianfds.com Ou lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderExcluir